Formigas !!



Olá Gente Boa Tarde - Saudade de vocês!!!!!!

Hoje vou falar sobre as formigas !

10 coisas incríveis que você provavelmente não sabe sobre formigas.

Elas estão por toda parte, e possuem importante papel no equilíbrio do ecossistema.

Quem já não deixou um pedaço de bolo sobre a mesa e quando voltou encontrou centenas de formigas “fazendo à festa”? Confira abaixo algumas curiosidades que você sempre quis saber sobre estes adoráveis insetos:

Elas podem costurar feridas


Se um guerreiro Masai está na mata africana e tem uma ferida que precisa de sutura, tudo o que precisa fazer é olhar para um ninho de formigas, escolher algumas das maiores que puder encontrar e fazê-las morder a ferida. Em seguida, quebrar o corpo, deixando a cabeça. Os grampos improvisados podem durar dias, e podem ser facilmente substituídos se necessário. 

Antes do homem, Deus criou a formiga

Ok, essa afirmação pode não ser tão real mas, sabemos que nós, como espécies, somos novatos em relação à toda a criação, evoluindo apenas 5 milhões de anos. Agora, compare com um fóssil de formiga, que tem cerca de 50 milhões de anos.


Elas enterram seus mortos



Apenas algumas criaturas na Terra tratam seus mortos de forma diferente: os seres humanos, os elefantes e as formigas. Quando uma formiga morre dentro do ninho, elas levam o corpo morto para o lado de fora por causa do saneamento, de modo que a infecção ou doença pode se espalhar para toda a colônia.

Podem clonar-se

Partenogénese é uma forma de reprodução em que não há necessidade de fertilização, tornando a descendência resultante de um clone da mãe. Um grupo de formigas na Amazônia foi descoberto em uma colônia. Não haviam machos.

Elas ensinam seus jovens


As formigas operárias não nascem com esta habilidade. Para que desempenhem seu trabalho elas são ensinadas. O professor formiga precisa ensinar uma formiga mais jovem sua função dentro da colônia.

Eles sabem como funciona a agricultura


Dentre todas as criaturas, temos agora apenas quatro seres que são evoluídos o suficiente para utilizar a agricultura como meio de sobrevivência: besouros, cupins, os seres humanos e as formigas. No entanto, entre as formigas e nós, parece que começamos a cultivar primeiro.

Elas usam herbicidas e desinfetantes


Em seus ninhos, elas usam várias substâncias que inibem a propagação de parasitas ou ervas daninhas. As formigas da madeira, por exemplo, adicionam resinas de coníferas solidificadas nos seus ninhos enquanto constrói, o que dificulta o crescimento de bactérias e fungos. A formiga de limão, que prefere ninho em árvores, produz um herbicida natural que mata todas as outras plantas ao redor de sua árvore.

Elas criam “gado”


Assim como os humanos, as formigas também criam gados. São pulgões, lagartas e mirmecófilas que secretam um líquido doce chamado melada.

As formigas mantém os predadores longe de seu gado e, até mesmo os conduz de um lugar para outro, assim como fazemos com as vacas.

Quando é hora de recolher alguma melada do gado, o leite das formigas, elas tocam-se com suas antenas.

Elas travam guerras


Há espécies de formigas, como as amazônicas, que estranhamente se assemelham aos espartanos em seu modo de vida. Ou seja, elas só sobrevivem através de guerras para obter mais recursos de outras colônias.

Elas praticam escravidão



As formigas são conhecidas por serem trabalhadoras, mas, assim como os humanos, há algumas maçãs podres no cesto. Existem várias espécies de formigas que são dependentes de trabalho escravo para a sobrevivência, e que vai empreender ativamente guerra contra outras colônias para roubar e escravizar as adversárias.

A maçã podre na cesta é uma espécie de formiga chamada Polyergus. Elas perderam a capacidade de cuidar de seus filhotes e até a si mesmas. Elas não vão buscar alimentos ou não se importam de limpar seu próprio ninho.

O Mundo das Formigas é muito parecido com o mundo do homem, se olharmos pelos muitos ângulos existentes ambas colônias tem a quase a mesma função.

Fonte:http://www.curiosidadesterra.com/2013/10/10-coisas-incriveis-que-voce.html#.U1fgBVVdWSo

Nenhum comentário:

Postar um comentário