Oi gente linda boa tarde tudo bem com vocês? Espero que sim !

Estava na casa de minha mãe esses dias e como sempre ela fez uma galinha ao molho com chuchu e jiló, minha tia que estava lá disse á ela que uma senhora comentou que jiló fazia mal á saúde e aumentava a pressão arterial............encafifada com essa notícia cá fui eu buscar informações sobre essa comida que muito me agrada.

E vamos lá!!!!

jiló (Solanum gilo) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivado no Brasil. É um fruto, geralmente confundido com um legume, famoso por seu gosto amargo. 



Características:

É o fruto do arbusto "jiloeiro" ramificado, que pode atingir entre um e 1,5 metros de altura. Seus ramos são verdes, cilíndricos e alongados, tem folhas de formato oblongo, recobertas por pelos, principalmente na lauda inferior. Suas flores são brancas, dispostas de duas a três, em pequenos racemos com pedúnculo curto. O fruto pode ser oblongo, alongado ou quase esférico, conforme a variedade, de coloração verde-clara ou escura e peso de catorze a dezessete gramas.

E apesar de ter o gosto amargo - como a senhora que disse que fazia mal á saúde, ele não faz, pelo contrario ele é muito benéfico. 

Ele faz  bem ao coração, combate o mau hálito e ainda ajuda a perder peso.

Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume, como seus primos. É concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose.

Infelizmente a propriedade de sua Vitamina C se perde no cozimento, mas ainda sim há outros benefícios que eleva esse fruto para nossa mesa.

Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol – gordura ruim – seja aderido. “É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração.

Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade.


Claro que muita gente repudia o gosto dele, mas ainda sim é muito gostoso..............eu particularmente adoro.........e sempre que posso cozinho ele na carne, ou na sopa, no arroz e até mesmo na salada........se juntar ele com outros alimentos, como berinjela, cenoura, couve, tomate e etc....o gosto some...faça uma salada desses alimentos que citei e coloque o jiló, vocês vão ver que delícia.

E lembrem-se ele faz bem ao coração então vamos comer jiló gente!!!!

Bjus

Fonte:http://pt.wikipedia.org/   e http://www.correiodoestado.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário